Seguidores

Oração à Santa Sara

Santa Sara, pelas forças das águas Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado, pela força da natureza. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à Senhora que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A Tsara é o descanso do dia a dia, A Tsara é a nossa tenda. Santa Sara, me abençoe; Santa Sara, me acompanhe. Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que todos que batam à minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre o(a) mesmo(a)... PESSOA HUMILDE!"

domingo, 18 de abril de 2010

INTRODUÇÃO- CIGANOS


– Introdução

Os ciganos sempre foram um povo misterioso, que ao mesmo tempo atrai e fascina. Talvez por isso sempre que se fala sobre eles pensa-se na tradicional generalização: as mulheres lêem as mãos, os homens criam cavalos ou tocam instrumentos musicais e todos passam a vida cantando e dançando em seus acampamentos. Com este texto procurei colocar luz sobre essa sociedade para mostrar as sutilezas de um grupo social tão singular.



A origem dos ciganos, também conhecidos como povo Rom, Roma ou Romani, é, todavia hoje objeto de controvérsia. Existem várias razões que explicam o mistério que envolve este assunto. Em primeiro lugar, a cultura cigana é um pouco descuidada por sua história, de maneira que não há nada catalogado sobre sua procedência. Sua história tem sido estudada sempre pelos não ciganos, com freqüência através de um modo fortemente etnocentrista. Os primeiros movimentos migratórios datam do século X, consequentemente muitas informações foram perdidas, se é que alguma vez existiu. É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e legendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população que antes era minoria.

As principais fontes de informação são os testemunhos escritos, as análises lingüísticas e a genética das populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário