Seguidores

Oração à Santa Sara

Santa Sara, pelas forças das águas Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado, pela força da natureza. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à Senhora que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A Tsara é o descanso do dia a dia, A Tsara é a nossa tenda. Santa Sara, me abençoe; Santa Sara, me acompanhe. Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que todos que batam à minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre o(a) mesmo(a)... PESSOA HUMILDE!"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

VERBUNK


,
Verbunk


A palavra “Verbunk” em magyar (húngaro) deriva do alemão “Werbung” que
significa recrutamento, alistamento. Historicamente, o Verbunk era, na verdade, uma
forma de aliciar entre os camponeses membros para o exército, sendo estes selecionados
entre os mais fortes e ágeis, através da dança rápida e de grande habilidade. Sendo
assim, é uma dança típica dos homens, ainda que as mulheres tenham desenvolvido um
estilo ligeiramente diferenciado que os acompanhasse.
As músicas geralmente são czàrdas rápidas e de ritmo acelerado, assim como
romanes ciganos ligeiros e músicas folclóricas húngaras permeados de violinos e
rabecas. O Verbunk normalmente, enquanto dança, trata-se de uma disputa de
habilidades onde cada um dos homens ou pares, adianta-se ao grupo e demonstra sua
agilidade e desenvoltura, dando lugar posteriormente a outro que deverá bailar de forma
a superar os demais.
Normalmente, o ritmo da música é acompanhado por palmas rápidas e toques
nas botas ou mesmo no corpo que marcam sua cadência. Sendo que, esta marcação
normalmente é feita apenas pelas homens, cabendo às mulheres apenas acompanhá-los.
Foi incorporada a Dança Cigana dada a assimilação dos ciganos com os povos
com os quais teve contato, como também pela semelhança que possui com o “duelo de
botas” praticado pelos próprios originalmente. Fundiu-se com o estilo cigano de dança e
desenvolveu-se como um bailado típico dos ciganos da Hungria e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário