Seguidores

Oração à Santa Sara

Santa Sara, pelas forças das águas Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado, pela força da natureza. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à Senhora que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A Tsara é o descanso do dia a dia, A Tsara é a nossa tenda. Santa Sara, me abençoe; Santa Sara, me acompanhe. Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que todos que batam à minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre o(a) mesmo(a)... PESSOA HUMILDE!"

domingo, 25 de abril de 2010

SIMPATIAS CIGANA PARA PROGREDIR NA VIDA


PARA EVITAR FALSIDADES

A honra e a hombridade são muito importantes no meio cigano, pois aqui um homem ainda vale pela sua palavra, sem necessidade de avalista ou de fiador. Isso não signifique que um ou outro se deixem desvirtuar e acabem fazendo o que não devia. Uma das piores coisas entre nós é a falsidade e, para evitá-la, um cigano leva consigo um punhal de prata, deixado por um antepassado já falecido, enquanto que a cigana usa uma aliança de ferro na mão direita, deixada por uma antepassada. Segundo nossas lendas, o punhal do homem falso e o anel da mulher dada a falsidades estão constantemente enegrecidos pelas suas más vibrações e, por isso, fazem deles pessoas facilmente reconhecíveis. Observação: Pessoas falsas que tenham que polir constantemente o punhal ou o anel são logo descobertos porque o polimento desgasta o metal, traindo-o. Trocar constantemente esses objetos também é tido como indicação de falsidade.

PARA VENCER A FRAQUEZA

O ser humano não é, infelizmente, um ser perfeito. Tem vícios e defeitos que são desafios e tentações que ele deve enfrentar e superar se quiser andar pela vida de cabeça erguida. A fraqueza pode afetar o caráter de uma pessoa, desvirtuando sua existência e fazendo-a sofrer por isso ou fazer seu povo sofrer. Por isso se usa entre os ciganos uma simpatia logo que nasce uma nova criança. O objetivo é fortalecer o espírito logo no nascimento, impedindo que a fraqueza se imponha sobre aquele ser. Para isso, assim que nasce ela é agasalhada com a mortalha de um tio ou de uma tia, depois erguida acima da cabeça por cada um de seus tios e irmãos mais velhos.

PARA NÃO CONHECER O REMORSO

O remorso implica na existência de alguma coisa que foi feita errada ou numa decisão incorreta, coisa que nós, ciganos, abominamos, porque toda a nossa educação e nossa cultura nos direciona para a busca de uma perfeição aqui na Terra. Sofrer remorso é um castigo muito pesado para ser carregado. Estar sempre lúcido e consciente nas decisões é algo muito importante que precisa ser praticado e desenvolvido em todo mundo. Entre nosso povo, quando uma criança começa a andar lhe é dado seu primeiro colar, com uma medalha feita com um pedaço de ouro tirado de uma medalha maior, pertencente ao pai. Essa ele(a) deverá usar por toda a sua vida, principalmente se o pai já for falecido, pois fazer cumprir o objetivo da simpatia será uma das melhores formas de honrá-lo.

PARA DESENVOLVER A INICIATIVA

O cigano é um nômade por excelência e depende de sua habilidade em todos os sentidos para sobreviver e sustentar sua família, por isso deve estar atento às oportunidades e sempre um passo adiante dos outros. A iniciativa em todos os sentidos é muito valorizada entre nosso povo, por isso mesmo muito estimulada através de uma simpatia específica. Quando a criança completa sete anos, ela ganha como presente um saquinho de vaqueta (couro) com moedas antigas que tenham pertencido a seus antepassados. Quanto mais antepassados estiverem presentes, representados por sua moeda, mais habilitado estará esse cigano para tomar iniciativas pela vida afora.

PARA PROGREDIR NA VIDA

Nem sempre tudo sai como se espera. A vida e o destino estão constantemente nos apresentando surpresas e nos apanhando desprevenidos, quando andamos despreocupados. Apesar de todo esforço pessoal, alguém pode fracassar em seus planos. Se isso é percebido entre os ciganos, imediatamente tratam de fazer uma simpatia coletiva para que essa pessoa que falhou tenha a chance de progredir na vida. Para isso, cada um pega alguma coisa de valor que tenha pertencido a um de seus antepassados e presenteia esse irmão em dificuldades, para que ele se recupere e progrida, o que acontece com toda certeza.

PARA SER SENSATO(A)

A insensatez nas pessoas tem sido a causa de muito sofrimento inútil, pois afasta as pessoas de seus semelhantes, ao mesmo tempo que a empurra para o egoísmo e para a maldade. A ponderação e o bom senso podem ser a solução para as intransigências que têm tornado nosso planeta um lugar cada vez mais difícil para se habitar. Por isso se estimula nas crianças ciganas a sensatez, com uma simpatia feita a partir da concepção. Aos primeiros sinais de gravidez, a mãe começa a usar faixas que tenham pertencido a pessoas influentes da tribo, reconhecidas pela sensatez. Cada família se apressa em emprestar as suas faixas para isso.

PARA NÃO SE DEIXAR ENVOLVER PELA COBIÇA

Ao entregar sua lei aos homens, Deus alertou para a cobiça, como um dos grandes males da humanidade. Esse mal, longe de ser debelado, continuou sua ação maléfica ao longo dos tempos. Para cada ato de cobiça, há alguém pagando, perdendo ou sofrendo. Muito mais do que egoísmo, a cobiça leva as pessoas a juntarem muito mais do que necessitam, prejudicando outras necessitadas. Nós abominamos esse tipo de degradação por todos os meios a nossa disposição, inclusive uma simpatia feita quando nasce cada criança. As famílias presenteiam o novo membro da tribo com valores expressivos, para que nada lhe falta e que ela não passe necessidades, que modifiquem seu espírito e a façam desejar ter, um dia, mais do que precisar. Para vesti-la, dão roupas feitas com tecidos de roupas de homens e mulheres que tenham sido respeitados na tribo pelo seu desprendimento.

PARA RESPEITAR A AUTORIDADE

Em sua vida nômade, os ciganos precisam saber agir com rapidez a uma ordem recebida, pois a sobrevivência de toda a tribo pode depender disso. Além disso, por atravessarem terras diferentes, precisam saber respeitar as leis e as autoridades desses locais. Isso só é possível com o absoluto respeito à autoridade, uma das regras básicas de toda a educação entre os ciganos, reforçada por algumas simpatias, entre as quais destacamos esta. Os cordões dos sapatinhos e os botões das roupas das crianças são tirados das roupas de seus antepassados, que devem usá-los até completar sete anos. Observação: O progresso e a comodidade estão, seguramente, comprometendo muitas das práticas não apenas dos ciganos, mas de todas as culturas. Antigamente as roupas eram fiadas e tecidas dentro de cada tribo. Hoje são compradas em magazines, obedecendo a moda e dificilmente resistirão o suficiente para serem utilizadas nas simpatias com as gerações futuras.

PARA REALIZAR SEUS DESEJOS

As lendas dos gênios, que atendiam desejos, já eram conhecidas dos ciganos há milênios. Isso representa tanto tempo que se torna impossível adivinhar se surgiram em virtude de nossas práticas ou se nossas práticas surgiram em função dessas lendas. O fato é que no primeiro aniversário de uma criança, seu padrinho ou madrinha de batismo, no estilo cigano, lhe dão uma moeda de ouro, para garantir que todos os seus desejos sejam realizados.


PARA UM AMULETO DO AMOR

Este é um dos mais conhecidos talismãs, usados pelas ciganas, para ter um grande amor. Para fazê-lo, deve preparar os ingredientes e esperar uma noite de lua cheia com o céu bem limpo para que seu talismã possa assegurar uma vida cheia de felicidades no amor. Pegue um saquinho de veludo vermelho, coloque dentro uma flor de amor perfeito, um papel com seu nome escrito em letra vermelha e uma peça de ouro, que pode ser uma moeda ou uma medalha, fechando com linha vermelha. Coloque-o no centro de um prato branco e ao redor faça um círculo de açúcar. Deixe no sereno pelo resto da noite. Na manhã seguinte, antes do sol nascer, pegue o saquinho e guarde-o consigo. Leve-o sempre em seu bolso ou bolsa ou deixe-o guardado num lugar que só você conheça. Nunca diga nada para ninguém e se alguém perguntar para que serve não responda, pois se você revelar a finalidade o encanto se quebrará e tudo dará errado.


PARA RECEBER FLUÍDOS POSITIVOS

Nos dias de hoje, é muito importante que é todos tenham como receber energias positivas e bons fluídos, fugindo a tanta negatividade e tanto materialismo que circula ao nosso redor. Existem várias maneiras de se fazer isso e os ciganos conhecem uma porção delas. Nada mais seguro, porém, que contar com a força da própria natureza para conseguir isso. Esta simpatia é ensinada às crianças já na mais tenra idade, para que cada um faça seu próprio amuleto. VColha um pequeno feixe de trigo e deixar secar por sete dias ao sol. Colha também um feixe de arroz e deixe secar junto com o trigo. Quando estiver seco, bata com cuidado sobre um pano branco, retirando os grãos com casca, que devem ser colocados num pote de barro sem tampa, junto com um punhado de terra e outro de areia e pedriscos tirados de uma correnteza de rio. Deixe esse pote na cabeceira de sua cama ou no seu altar particular, ao lado de um copo com água permanentemente.


PARA A PAZ FAMILIAR

Uma preocupação constante dos ciganos é manterem-se ocupados todo o tempo, para que, ao fim do dia, possam deitar e repousar o corpo e a mente sem angústias ou sofrimentos espirituais. Por toda parte vemos hoje pessoas que se sentem vazias, inseguras, com o coração perturbado por alguma coisa e isso se reflete nos atritos com a família ou com pessoas próximas. Os ciganos evitam isso com o uso de um amuleto antigo, sempre presente em cada tenda ou em cada transporte. Para ter esse tipo de proteção em sua casa, pegue uma aliança de ouro que tenha pertencido a um antepassado, coloque no pé de uma vela benta e acenda-a no altar familiar, todo domingo pela manhã, assim que o sol nascer. Quando a vela terminar de queimar, limpe a aliança e guarde-a num copo com um pouco de vinho tinto.

PARA CILADAS

Os ciganos têm um ditado que diz que é preferível um inimigo declarado do que um amigo oculto. Isto porque todos nós devemos nos prevenir contra males ocultos, pois eles estão por aí, prontos para atacar e nos prejudicar. Além desses males, há pessoas que estão sempre querendo prejudicar as outras, são invejosas e não suportam ver a felicidade alheia. Isso ocorre entre os ciganos e entre os gadjos, infelizmente. Esta simpatia é indicada para proteger de qualquer cilada armada por pessoas invejosas ou por males inesperados. Pegue um pedaço de gengibre e coloque numa frigideira com um pouco de óleo bento e deixe torrar, sem quebrá-lo, no entanto. Após isso, deixe-o esfriar numa vasilha de louça, cobrindo-o com sal grosso. Coloque-o, então, dentro de um saquinho de tecido azul, com uma peça de cobre junto, amarre a boca e esconda num lugar alto de sua casa, por onde passem as pessoas da família ao entrar ou sair.

PARA PROTEÇÃO DA FAMÍLIA

As vinganças ciganas são famosas, mas os romances publicados no mundo todo têm mostrado apenas uma pálida imagem do que elas são. Na verdade, uma vingança cigana é algo terrível, porque ela não se volta contra a pessoa, mas contra a sua família. Assim, ao longo dos séculos, os ciganos desenvolveram várias formas de proteção de suas famílias, contra a vingança e contra a inveja, que pode ser uma das mais covardes formas de ataque. Você, além de se proteger, tem que principalmente proteger sua família, pois nós não sabemos o que nos espera e o que nossos inimigos podem fazer para tentar prejudicar nossa família. Para se prevenir e proteger a família aqui tem uma simpatia muito eficiente. Pegue uma raiz de gengibre e faça três estrelas pequenas de cinco pontas, com um furo no meio. Cubra-as de sal grosso e deixe-as passar três dias e noites ao relento, depois passe uma fita vermelha em cada uma delas e pendure-as juntas atrás da porta da cozinha de sua casa.

PARA ENERGIAS POSITIVAS

Para os ciganos, tudo é uma questão de equilíbrio e as coisas não devem ser tratadas isoladamente, pois dessa forma a solução é apenas parcial. Se corremos o risco de sermos atingidos por forças negativas, não devemos apenas nos proteger contra essas forças negativas, anulando-as, mas, ao mesmo tempo, devemos reforçar nossa recepção de forças positivas, para bloquear de vez qualquer ataque. Isso é o que se vê nos amuletos e talismãs que um cigano carrega consigo, muitas vezes ocultos dos olhares indiscretos. Para agir da mesma forma e canalizar forças positivas para sua vida, faça a seguinte simpatia. Pegue uma réstia de cebolas que tenha um número ímpar de frutos, amarre uma fita vermelha em cada uma das pontas, pinte um prego de vermelho, pregue-o numa parede e pendure as cebolas nele. Vá usando essas cebolas para preparar a comida da casa. Quando restar apenas uma cebola na réstia, refaça o talismã, pendurando-o sempre no mesmo prego.

PARA AUMENTAR A ENERGIAS

Os ciganos precisam de muita energia mesmo, não apenas energias físicas mas energias espirituais de um modo geral. Esse é um dos segredos do nosso povo e de como sobrevivemos ao longo dos séculos, de país em país, espalhados pelo mundo. Se você mantém um pique elevado, não pára nem para fazer as refeições, acorda cedo para trabalhar e só descansa quando chega a noite, faça esta simpatia para receber energias positivas necessárias para manter esse ritmo de vida e não se desgastar. No primeiro dia do mês compre uma cesta de palha e faça um arranjo com duas frutas de cada espécie que você escolher, desde que no total sejam doze tipos de frutas. No fundo da cesta, esconda três moedas do mesmo valor. Quando o arranjo estiver pronto, coloque sobre uma mesa e deixe que os membros da família as comam. Quando se acabarem as frutas, pegue as moedas e esconda-as dentro de sua casa, em lugares diferentes, de forma que formem um triângulo, no meio do qual deverá estar sua cama. Observação: Se antes das frutas terem sido consumidas, uma ou mais delas se estragarem, desfaça a simpatia e comece tudo de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário