Seguidores

Oração à Santa Sara

Santa Sara, pelas forças das águas Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado, pela força da natureza. Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos à Senhora que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A Tsara é o descanso do dia a dia, A Tsara é a nossa tenda. Santa Sara, me abençoe; Santa Sara, me acompanhe. Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que todos que batam à minha porta eu tenha sempre uma palavra de amor e de caminho. Santa Sara, que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que eu seja sempre o(a) mesmo(a)... PESSOA HUMILDE!"

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SANTOS CULTUADOS PELOS CIGANOS



Santos Cultuados pelos Ciganos

Existe outros santos,além de Santa Sara,cultuados pelos ciganos.

*Santa Bibiana- comemorada no dia 02 de dezembro,sua igreja é no monte esquino onde viveram os ciganos.Uma verdadeira deusa.

*Santo Elóquio de Córdova-cultuado pelos calons,morreu em 608 e para ele os ciganos dançam dia 13 de setembro em volta das fogueiras.

*João do Egito - comemorado 27 de março;andarilho,carpinteiro faz muitos milagres,escreveu textos de magia,que os ciganos guardam com muito carinho.

*São Vladimir - nasceu em 995 e morreu em 1015. Sua avó era Olga,uma pessoa convertida ao cristianismo entre os soberanos eslavos de Kiev. Vladimir foi sanguinário brutal,depois levou o cristianismo à Rússia e suas fronteiras.

Os ciganos russos o adoram e muitos ciganos usam seu nome. Vladimir,o primeiro cigano a trabalhar num terreiro no Brasil;a primeira cigana foi Esmeralda,num catimbó do Nordeste com Mariana,a turca. Catimbó é um culto sertanejo.

*Santa Virgem de Triana a gitana velha,amada na Espanha,sua força é muito grande,a Espanha pára no dia de sua festa,com procissões e danças flamengas.

O Dia 12 de Outubro
Oração do Dia dos Ciganos

"Opchá Nossa Senhora Aparecida, uita andro tiro chave,lumie mur dromali,
blagois mere traiostiê.
Ave andro manzá tai meré famildjia,partiê tai sastimôs.
Tai aná anavê deloro sos mur chave actu sastivesti. Amim"

"Salve Nossa Senhora Aparecida,olhe para seu filho,
ilumine minha estrada, abençôe minha vida.

Traga para mim e minha família paz e saúde.
E em nome de Deus que meus filhos sejam saudáveis.

Amém".

Nenhum comentário:

Postar um comentário